(#escritos&livros) Notas & Curiosidades sobre o Livro "GR.A.DE.A.T.A.S."

     Como já fez 1 Ano de Lançamento do Meu Livro de Contos "GR.A.DE.A.T.A.S.", gostaria de explicitar ou tentar esclarecer alguns Pontos ou Escolhas de Escrita, Estilo etc.; tanto dessa Obra quanto das minhas Outras.


  • Que raios de Título é esse?
Bem, é uma Sigla com as Iniciais dos Contos contidos dentro da Obra — Nada mais Simples , sendo a mesma Proposta doutro Livro Meu lançado [ de maneira Independente ], chamado de "CADG", porém na Capa Deste, não há separação por Pontos ( . ), a qual ocorre somente na "Folha de Rosto". Certamente, a Sonoridade também foi levada em Conta e pode correlacionar-se a algum Adjectivo ou Substantivo [ por que não? ];

  • Houve incômodo por parte de algumas Pessoas logo no "Texto de Apresentação" (!)
Se fosse Possível, haveria um "Prefácio", mas isso talvez se resolva num Futuro mui próximo; todavia, resolvi escrever algo Sucinto, preparando o Leitor para o que se iria poder esperar no Miolo e esse Trecho chamou a atenção de Alguns: "[...] Toda Ideia possui sua Utilidade & Validade, desde a aceita de maneira absoluta àquela descartada e reencontrada em um Cesto de Lixo ou num Caderno da Terceira Série, cuja Inspiração pode ter se originado ao caminhar sob a incessante Chuva ou ao assistir um Filme de qualidade duvidosa dos Anos 80. " Aqui é algo de Cunho Pessoal e evocam-se Memórias, as Quais fazem parte da minha "Bagagem Referencial" se posso assim ousar dizer [ coisa de Semióptica ]. Em momento algum desprezei as Obras daquela Década, pois parte das Películas por Mim Favoritas datam daqueles Anos; apenas tentei usar de Bom-humor. Não penso em alterar ou retirar tal Frase;

  • Quantos Géneros Literários estão amalgamados nos Contos?
Hum, pelo pouco que sei, tais Géneros possuem diversas Formas, além do de [ óbvio ] Contos, tal como algo de "Elegia", "Écloga", mais os das Dramáticas, indo da Comédia ao Terror ou Melodrama. Eu GOSTO de BRINCAR com tudo isso a tentar, com Máximo de Esforço, não criar um clima destoante; todavia, quando quero escrever algo de tal "Género", tento manter-Me "na linha" até o Fim, com umas pitadinhas aqui e acolá dos Outros [ difícil resistir à essa tentação, Ah-há-há ];

  • Sobre as Famigeradas Iniciais...
Olha, realmente, às vezes releio Algo que escrevi e percebo um certo exagero. Por outro lado, tem um certo Significado por trás das outras Palavras que optei por mantel-as desse jeito já explicitado nesta Publicação e, calma, tentarei descrever como isso ocorre: a) Valorizar alguns Substantivos em detrimento de outros, ou b) Destacar tal Vocábulo na falta ou inexistência de outro para melhor expressão, ou c) Assinalar o Peso Moral que há entre os Termos [ Dentro Dele existia Dois Lobos: O Bom & o mau, por exemplo, ou "O que é meu pode ser Nosso" ], ou d) Como forma de explicitar a Descrição de algo, utilizando-Me dum Recurso de Roteiro, com a diferença de que não escrevo toda a Palavra em CAIXA-ALTA — nesta última Parte, após descrever uma Vestimenta, por exemplo, com Iniciais em maiúsculo, não enxergo a necessidade de realçal-as novamente.

Só reforço que tal peculiaridade diminui significativamente de acordo com a Proposta da Narrativa — Como quando se precisa criar um senso de urgência em que se exige uma leitura mais voraz e não tanto reflexiva —;

  • Dos 07 Contos, 04 são derivados de Roteiros para Curtas-metragens Originais que não foram feitas;

  • 02 Contos foram desenvolvidos durante o Processo de Criação da Obra;

  • "A Pequena Flor" foi o Único desenvolvido como Conto, desde a sua Origem em meus Papéis de Rascunho, há cerca de 10 Anos;

  • O que mais Me exigiu, em sua Materialização, foi o "Aplausos Fora da Caixa". Demorei para ficar Satisfeito com a Ambientação & Narração, sentindo muita fadiga em seguida;

  • Algumas Personagens estarão Presentes em Obras Futuras. É bom ficar de olho;

  • Tem mais assunto abordado no Bate-papo ao vivo que tive com o Editor do Meu Livro. Podei assistil-o aqui, no Instagram.

     Se chegaste até aqui, gostaria de agradecer-Te imensamente, além de incentivar-Te a dar uma olhada e comprar, caso Me permitas oferecer, o meu Livro.


     Tem tanto na Amazon quanto no Submarino ou Americanas.


GRATO por mais esta Oportunidade de aqui teclar um pouquinho a mais sobre meus Projectos e desejo-Te imersões Fantásticas nas Obras que chegares a ler!

Comentários

Postagens mais visitadas