(#arte&design) I.Q.N.G.U.C.

     



     Ilustrações Que Nunca Ganharam Um Concurso (Resultou numa Sigla bem peculiar), é um Artigo que considerei Interessante para discorrer acerca dos meus fracassos em Concursos de Ilustração & Design ao longo desses Anos, pois, como não pretendo concorrer em mais nenhum, é bom relembrar e dividir com Quem quiser minhas dores e desabafos [ Nossa, que dramático ].

Vamos lá, então:




  • "Infinito Azul de Verão"  Foi criado na Época da Faculdade, há 07 Anos, quando estava no 3.º Ano do Curso de Design da UNIVILLE. Uma das Professoras [ cujo Nome não Me recordo ], deu a Dica de alguns Concursos para os Alunos participarem, daí resolvi tentar no que mais Me apetecia: Concurso Estampa Renner. Logicamente, como não tinha Experiência, o Resultado só podia ter sido algo insonso, porém, foi algo que Me permitiu explorar a Minha Criatividade em outras Áreas, além de buscar uma Graninha que é sempre bom;


  • "Humanus"  Ao ficar sabendo do 1.º Concurso Inspiraarte (2016), da Faber Castell, resolvi tentar, levando mais de 01 Dia para concluir esse Desenho numa Mescla de Lápis, Caneta & Giz de Cera. Infelizmente, como dependia, exclusivamente, de Votação pela Internet, consegui apenas Duas Dezenas de Votos, sendo que tinha enviado a mais de 300 Contactos pelas Redes Sociais para que votassem em Mim (Essa foi a Quantidade aproximada da Ilustração Vencedora). No fim das contas, prevaleceu a Quantidade em detrimento da Qualidade;


  • "Digi-Tradicional"  Um Tempo após a activação do meu Studio, na Colab55 [ Link em minha Biografia ou no Widget ], surgiu o Concurso do Universo Geek/Colab55 (2017), cuja Arte Vencedora viraria uma Linha de Productos. Pois bem, fiz na Raça & Coragem, chegando a elaborar uma "Fonte Tipográfica" de LED Simulado & de Bloquinho, além de manipular os Unows, de Pokémon, & o Alfabeto em Quenya. Não sei o motivo de essa Ilustração não ter sido aprovada para continuar na Disputa... É um Mistério para Mim até Hoje;


  • "Somos Crias Desta Pátria"  Essa foi a minha 1.ª Tentativa de participar do Concurso das Porcelanas Oxford, em 2017, e, como poderá ser observado nas Próximas Linhas, fui teimoso em bater a Cabeça nas outras Duas Edições conseguintes. Sobre S.C.D.P., custei a meter a cara, só tomando a Decisão após a Mãe dum Amigo ter marcado-Me numa Publicação do Facebook abordando sobre o Concurso. Totalmente Original e muito Bem-feita [ Modéstia à parte ], qual não foi a minha Surpresa ao receber o Retorno dos Avaliadores — pois, para receber Avaliação Popular, precisava ser "aprovada" por uma Bancada —, dizendo que minha Arte era ofensiva. Sim, Senhores, alegaram esse disparate e ficou por isso. Podia ter desistido naquela Edição, mas resolvi provocar e tentar noutras Oportunidades;


  • "Grãos de Arroz"  No Ano seguinte, tentei e não fui aprovado; simples assim. Já tinha virado palhaçada;


  • "Futuramore"  Minha última Investida, buscando algo bem mais Abstracto, sendo aprovado pela Moderação, mas, certamente, rolou uma avacalhação, porque só recebi a Notificação de Aprovação 01hr após o Encerramento do Prazo das Inscrições [ isso que Eu tinha enviado 02 Dias antes!! ]. Aquela foi a Gota d'água e nunca mais envolvo-Me com essa Empresa;


  • "Brasão do Mangue"  Ao desistir d'algo de Âmbito Nacional, foquei no Regional ao tomar Conhecimento do 1.º Evento da Super XP, em Joinville-S.C. Era algo Simples e as 03 Melhores Ilustrações ganhariam Credenciais & Mesa de Graça, durante os 03 Dias de Evento. Bem, acreditava que pudesse ter alguma Chance com uma Ilustração Singela, entretanto, nem nas Menções Honrosas fui colocado. Não vou mentir... Fiquei bem triste e pensei em reaproveitá-la mais à frente;


  • "Círculo de Transfiguração Cinematográfica"  Foi a minha última Tentativa de participar de algum Concurso, porque fui obrigado a aceitar que só vence aquilo que os Juízes querem e não aquilo que cumpre todos os Requisitos que estão nas Regras apenas para enfeitar o Texto. No Ano passado, mesmo com o Início da pandemia de Covid-19, o 2.º Evento da Super XP aconteceu, de maneira on-line e Meses após o Pré-programado, abrindo Inscrições para o 2.º Concurso de Ilustração. Resolvi tentar, pois não tinha nada a perder [ excepto Tempo ] e elaborei Algo no Estilo que desenvolvi nos últimos 21 Meses, esperando, no mínimo, uma Menção Honrosa, mas, quem diria? Se tivesse ganho algo, saberiam em minhas Redes Sociais.


Enfim, é isso. Agradeço a Quem dedicou seu Tempo para ler até aqui.
É bom arranjar um Espaço para desabafar e poder exercitar minha Escrita para as Próximas Publicações & Livros.

Abração a Todos.
Estamos aí. 😉





Para ver mais, acessa Publicação Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas